Gostaria de ter captação e tratamento de água e esgoto próprios, sem depender de concessionárias? Conheça todas as vantagens da modalidade BOT
Você já conhece a modalidade BOT?
O "Build, Operate and Transfer" (“Construir, Operar e Transferir”, em português) é um modelo de negócios no qual uma empresa usa recursos próprios para construir um sistema e operá-lo para um cliente, transferindo-o sem custos ao final de um contrato.
Por ter inúmeras vantagens, essa modalidade tem se tornado cada vez mais comum em setores como o imobiliário, siderúrgico, de energia e mais recentemente de saneamento.
Quando aplicado ao abastecimento e tratamento de água e esgoto onsite, o BOT permite que grandes consumidores de água, como empresas e indústrias, evitem custos altos, má qualidade do serviço e investimentos arriscados.
Confira os principais motivos pelo qual sua empresa deveria aderir à modalidade BOT:
8 principais benefícios do WAAS
O WAAS (“Water as a Service”) é um modelo de BOT ofertado pela NeoWater.
Essa modalidade tem como objetivo gerenciar um sistema onsite para o cliente do começo ao fim, do investimento até a captação, o tratamento e o reuso de água e efluentes. Suas principais vantagens são:
1 - Economia
O BOT é um sistema feito para que os clientes economizem dinheiro. Tanto o CAPEX quanto o OPEX dos sistemas de tratamento são de responsabilidade da empresa contratada, o que permite que o cliente direcione seus recursos humanos e financeiros em suas atividades principais.
O valor pago pelo serviço – geralmente, uma tarifa mensal por metro cúbico pré-estabelecida - é sempre abaixo do valor praticado pelas concessionárias, tanto públicas quanto privadas.
Além disso, a previsibilidade de orçamento é uma vantagem financeira enorme. A taxa mensal acordada não sofre com oscilações como as resoluções tarifárias das concessionárias, o que diminui incertezas.
Sem contar a acessibilidade – é muito mais fácil negociar com uma empresa de BOT do que com o governo.
Por fim, uma vez que até mesmo a manutenção é de responsabilidade da empresa de BOT, gastos “extras” com atividades como limpeza de poços artesianos, troca de componentes elétricos e hidráulicos, reparo em equipamentos, redes e reservatórios são todos eliminados.
2 – Solução exclusiva e integrada
O projeto WAAS não é padrão; ele é feito para atender as necessidades específicas de cada cliente. Ou seja, é personalizado e exclusivo.
Além disso, é uma solução integrada. A questão da água é abordada de maneira a incluir resoluções para captação, tratamento e reuso que variam conforme necessidade e oportunidade.
Por fim, não há conflito entre o “construtor” e o “operador” do sistema, uma vez que a mesma empresa cuida de ambas as etapas.
3 - Investimento zero
Uma das coisas mais interessantes da modalidade BOT é que ela permite que a empresa poupe tempo, energia e recursos financeiros.
Por exemplo, os custos com a perfuração de poços artesianos de alto desempenho, com a obtenção de documentos legais, com a implementação de uma ETA ou com a execução de uma ETE para água de reuso podem todos ser realocados para projetos focados no core do negócio, como a expansão do empreendimento ou a melhoria de processos internos.
A característica de "investimento do zero" da modalidade BOT faz com que algumas de suas soluções sejam conhecidas pela palavra "gratuito", como poço artesiano gratuito. De fato, não é propaganda enganosa: você não precisa pagar pelo poço artesiano nem operá-lo, uma vez que o contrato é baseado na água que você recebe.
A vantagem do modelo WAAS é ser muito mais completo, oferecendo uma gama de soluções inovadoras além de poços artesianos a fim de resolver quaisquer demandas que sua empresa tenha em relação à água sem necessidade de investimento.
4 – Proteção contra risco hídrico
Isso é muito importante: na modalidade WAAS, o objetivo é autossuficiência hídrica, ou seja, redundância e independência.
Ter um sistema de captação, abastecimento e tratamento próprio evita o transtorno da falta de água, mesmo em época de escassez.
O risco hídrico é um fator relevante para empresas, causando danos operacionais e perda financeira. Não estar exposto a crises e racionamentos enquanto possui um sistema autossuficiente e sustentável é uma das melhores coisas que você pode fazer por seu negócio.
5 – Segurança e responsabilidade
Não há risco nenhum envolvido – não só financeiro ou hídrico, mas também operacional, ambiental e sanitário.
É a empresa de BOT a responsável pelo desenvolvimento, operação e manutenção dos sistemas de captação e tratamento de água e efluentes, o que inclui a parte legal.
A legalização não é mera burocracia – coisas como a utilização da água subterrânea de poços artesianos, ou a garantia da qualidade da água tratada e distribuída pela rede são sujeitas a regulamentação governamental e implicam em responsabilidades ambientais e sanitárias.
Não cumprir a lei ou não estar de acordo com a norma pode resultar em sanções criminais.
Ter uma empresa com conhecimento técnico e mão de obra qualificada como responsável é uma preocupação e um risco a menos para grandes empreendimentos e indústrias, além de tornar a gestão de documentos legais mais simples.
6 – Inovação
O setor privado de saneamento tem um poder de investimento em infraestrutura muito superior ao público.
Isso significa que a modalidade BOT inclui uma oferta de equipamentos e soluções inovadoras, sempre as mais eficazes e modernas do mercado.
Na modalidade WAAS, a inovação está principalmente nos sistemas de medição, sensoriamento e automação que controlam todo o sistema (poços artesianos, ETAs, ETEs e demais componentes) com tecnologia IoT (Internet of Things, ou internet das coisas). Tudo isso minuto a minuto, em tempo real, na palma da sua mão.
7 – Qualidade
No caso de soluções como a WAAS, a receita depende da continuidade operacional; logo, a empresa de BOT tem grande interesse em implementar o sistema mais adequado e eficaz possível, bem como operá-lo da melhor maneira, o que significa uso de tecnologia inovadora, mão de obra qualificada e material de qualidade.
Além disso, a qualidade do serviço é assegurada em contrato: é obrigação da empresa entregá-lo nos parâmetros pré-estabelecidos, incluindo os padrões de potabilidade da água das portarias vigentes.
Em outras palavras, a garantia de resultados é pré-condição para o pagamento, ou seja, o cliente só paga pelo volume de água entregue e pelo volume de esgoto tratado, quando (e se) o serviço é entregue dentro do acordado.
8 – Transferência garantida e sem custo
Ao fim do contrato, a transferência do sistema integrado e personalizado é garantida sem qualquer custo.
Caso o cliente não deseje operar o seu sistema ou mantê-lo por conta própria, há também opção de renovação de contrato.
Como ter uma solução personalizada de BOT
Se você acha que essa é a solução certa para você, entre em contato conosco! O primeiro passo é realizar um estudo ou levantamento técnico das suas necessidades hídricas e das oportunidades para soluções diversas, sem nenhum custo.
Nossa equipe de especialistas está pronta para te ajudar a desenvolver o melhor projeto de sistema integrado para a sua empresa.