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Sabesp rompe contratos de demanda firme e acaba com descontos na tarifa de água de mais de 500 clientes

Após a privatização, a Sabesp decidiu rescindir os contratos de demanda firme de mais de 500 clientes comerciais que tinham tarifas diferenciadas. Veja as melhores alternativas para grandes consumidores de água continuarem economizando


Placa da Sabesp com árvores ao fundo

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) começou a comunicar clientes comerciais que possuem contratos de demanda firme que os acordos serão rescindidos em até 60 dias. De acordo com a Folha de S. Paulo, os descontos para grandes consumidores de água vão acabar em 2025.


Hoje, centenas de negócios como indústrias, condomínios empresariais, hospitais e shoppings centers pagam uma tarifa diferenciada que lhes garante uma economia significativa na conta de água.


Após a privatização, no entanto, a Sabesp optou pela rescisão unilateral desses acordos. Diversos clientes confirmaram já ter recebido o aviso.


Os descontos, que somam cerca de R$800 milhões anualmente, estão sendo revistos para não prejudicar a receita da companhia, segundo noticiou o Valor Econômico. 


Entenda os motivos para o fim dos contratos de demanda firme e conheça alternativas para os consumidores que verão suas contas irem para as alturas nos próximos meses:


Contrato de demanda firme: consuma mais e pague menos


O contrato de demanda firme é um conjunto de exclusividade firmado entre o cliente e a Sabesp que assegura uma política de preços diferenciados. Dentre as condições para possuir tal contrato, o imóvel deve ser um comércio ou uma indústria com consumo médio de água igual ou superior a 500 m³ por mês durante toda a vigência do acordo.


Em 2015, para cumprir uma decisão judicial, a Sabesp informou o nome de 537 clientes que possuíam esse tipo de contrato com a companhia, embora os detalhes das tarifas aplicadas em cada caso não tenham sido divulgados.


O rompimento unilateral do contrato pegou muitos desses clientes de surpresa, mas não é ilegal. Pelo contrário, é previsto em uma cláusula do acordo, que tem formato de adesão, desde que a decisão seja comunicada com antecedência mínima de 60 dias. Isso deve, inclusive, dificultar ações judiciais por parte das empresas.


A revisão dos acordos mais antigos já vinha acontecendo de forma gradual nos últimos anos, uma vez que os investidores questionam a perda de receita decorrente dos descontos. 


Para o jornal Metrópoles, a Sabesp afirmou que adotou a medida para se adequar aos novos critérios regulatórios da concessão, além de garantir isonomia, sustentabilidade e transparência na prestação de serviços.


Hoje, a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) não reconhece os descontos oferecidos no cálculo das revisões tarifárias, o que representa perda de faturamento à empresa. 


Parte desse valor pode ser admitido pela agência no futuro, mas estima-se que os requisitos não sejam suficientes para manter o benefício da maior parte dos clientes anteriormente contemplados. 


Minha conta de água vai subir. Quais são as minhas alternativas? 


Lucas Souza, presidente da empresa de consultoria em gestão de recursos hídricos We Save, atendeu diversos clientes impactados por essa rescisão. Ele explica que o setor privado está preocupado com a elevação dos custos. 


“Na desestatização, uma das premissas era a redução de tarifas, claro que preferencialmente para os clientes mais vulneráveis, mas um dos pressupostos era reduzir tarifa. E já está se vendo, no primeiro momento, não um aumento de tarifa, mas uma alta de custo exorbitante para toda uma cadeia de empresas”, disse ao Valor Econômico.


Embora os descontos sejam diferentes em cada faixa de consumo, Souza estima que o aumento na conta dos antigos beneficiários fique entre 60% e 200%. 


E quais são as alternativas para esses consumidores?


A Sabesp até pode renegociar alguns contratos com clientes selecionados, mas qualquer desconto deve ficar bem abaixo do que era oferecido até agora.


Alguns consumidores podem optar por investir em poços artesianos, tratamento de água e reuso onsite, ou mesmo passar a comprar água de caminhões-pipa. 


Financeiramente falando, contudo, a forma mais eficaz de continuar tendo um desconto relevante na conta será adotar um modelo BOT de fornecimento de água.


Por exemplo, o modelo WAAS (“Water as a Service”) da NeoWater não requer nenhum investimento por parte do cliente para que ele tenha um sistema de abastecimento próprio e mais sustentável dentro da própria empresa.


A NeoWater é responsável por planejar, construir e operar diversas soluções  sob medida - como poço artesiano, captação de água da chuva, estações de tratamento de água e efluentes para reuso -, conforme a necessidade de quantidade e qualidade de água do cliente, a fim de atender plenamente sua demanda, 100% Capex e Opex Free. 

Poço artesiano da NeoWater para a Prologis Castelo 41; sistema de tratamento de água WAAS da Unilever; sistema com osmose reversa para a Zoetis. Fonte: NeoWater Eficiência Hídrica.
Poço artesiano da NeoWater para a Prologis Castelo 41; sistema de tratamento de água WAAS da Unilever; sistema com osmose reversa para a Zoetis. Fonte: NeoWater Eficiência Hídrica.

Em outras palavras, indústrias, condomínios e clientes comerciais podem ter fontes de água, tratamento e distribuição próprios, com mais sustentabilidade e economia garantida na conta. 


Durante a vigência do contrato com a NeoWater, os clientes pagam uma tarifa de água muito inferior ao valor praticado pela concessionária. Por se tratar de modalidade BOT, ao fim desse período, todo o sistema é transferido sem custo para o cliente, que pode optar por operá-lo por conta própria ou iniciar um novo contrato de O&M.

Teve seu contrato de demanda firme rescindido e quer continuar economizando? Fale conosco agora mesmo! Nossos técnicos estão prontos para tirar suas dúvidas e ajudá-lo a ter mais segurança e qualidade sem colocar a mão no bolso.

1 comentário

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Lia Maria
Lia Maria
Nov 14

Gostaria da segunda via da minha conta pôr favor

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